quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Doação de Leite Materno

Hoje no Bom Dia Brasil, assisti à uma reportagem sobre os bancos de leite no Brasil. Só na Região Centro-Oeste todos os bebês prematuros conseguem receber leite materno. Nas outras regiões, cerca de 50% dos bebês ficam sem. Para assistir: http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1137347-7823-LANCADA+CAMPANHA+PARA+SOCORRER+OS+BANCOS+DE+LEITE+MATERNO,00.html

Eu morro de medo de agulhas, então nunca fui doadora de sangue. E acho que nem poderia ser porque meu peso fica por volta dos 50 quilos, mas sempre tive a consciência pesada por não ter coragem de doar sangue. Acho que só conseguiria superar esse trauma para alguém muito próximo. Quando o Deco nasceu vi a chance de me "redimir" e salvar vidas de outra forma.

Eu fui doadora de leite por quase 6 meses. Embora tenha muitas críticas em relação à gestão, fiquei muito feliz de poder fazer bebês e famílias mais tranquilas e felizes. Eu pensava a cada doação que estava formando bochechas nos outros bebês, assim como eram (são ainda) as do meu filho.

A doação, não é só de leite. Parece meio jargão, mas é uma doação de amor ao próximo. Você doa o seu tempo (a higienização e ordenha demoram....), você não pode comer chocolate, tomar café, tomar um vinhozinho sequer, tomar remédios. O tempo passou rápido e esses detalhes não fizeram a menor diferença na minha vida.

Estou em uma fase em que várias amigas tiveram filhos com poucos meses de diferença, mas não conheço nenhuma que tenha pensado em doar. Quando eu falava que estava doando leite, sempre recebia respostas do tipo: "Ah, parabéns. Que bonito gesto!". E parava por aí...

Realmente não sei como os Bancos de Leite vão conseguir sensibilizar as mães, ainda mais que a maternidade é um período em que ficamos concentradas só no nosso bebê, deixando marido, família, amigos de lado. Mesmo com lançamentos de campanhas usando celebridades, acredito que ainda não conseguiram acertar na comunicação com as mães. Vocês acham que saber que a Camila Pitanga ou a Samara Filipo dam leite vai fazer alguma mãe doar? As campanhas são lançadas onde? Quais os meios de comunicação? As informações sobre doação são de fácil acesso? Não sei... Só fiquei sabendo das campanhas porque fui atrás quando quis doar. Será que não tem como começar a introduzir a ideia da doação já na maternidade?

Outro ponto é a gestão de relacionamento do Banco de Leite com as mães. Boa vontade, credibilidade, qualidade, eles têm, mas alguns detalhes são importantes:
- Para conseguir falar com a responsável do Banco de Leite, tive de ligar 3 vezes.
- A moça veio aqui no primeiro dia, tímida pediu meus últimos exames, preencheu uma ficha, me deu uns potinhos esterelizados, máscara, touca e gaze para a higiene, deixou um panfleto e foi embora. Fiquei com a sensação: "só isso?!?!?".
- Eu não sei quantos litros de leite doei, quantas crianças ajudei, para onde foi o leite, para que servia. No folheto que recebi só tinham informações sobre higiene na hora da ordenha. E visava só a ordenha manual, enquanto eu tinha dois tipos de bombinha e não sabia usar nenhuma.
- Não recebi dicas sobre como tirar o leite (me atrapalhava muito no começo e tirava só 30 mL estando com o seio cheio)
- Não recebi orientação sobre não comer chocolate, tomar café, remédios ou bebidas alcoólicas. Isso ficou por minha conta porque sou uma moça esperta e bem informada.

Parei de doar porque o leite já estava diminuindo e porque voltei a trabalhar. Estava ficando difícil ter tempo para a ordenha do leite além do que já tinha que ordenhar para meu filho levar ao berçário.

Espero que outras mães possam doar tanto e tanto tempo quanto eu, embora eu saiba que se todas as "recém-mães" doarem leite por apenas uma semana, o estoque dos Bancos de Leite vão ser suficientes para o bebês que precisam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário