terça-feira, 20 de outubro de 2009

Vantagens de amamentar


Fora as vantagens que já são quase clichê como os anticorpos, maior número de nutrientes etc tem algumas vantagens que gostaria de compartilhar.

- Custo praticamente zero, só não é zero porque no comecinho você pode precisar gastar um pouco com pomadas ou algum acessório para aliviar o desconforto dos primeiros dias. Mas nem se compara ao preço da lata de leite em pó,

- Se for ousada, paciente e não precisar voltar a trabalhar logo pode fazer como eu. Já passei do peito para o copo direto. Não é preciso gastar com mamadeira neste caso.

- Não precisa ficar esterilizando e preparando mamadeira,

- Pode-se sair de casa sem se preocupar em levar leite para o bebê (até 6 meses) pois você tem (ou é) a comida,

- Os bebês adormecem facilmente mamando, principalmente no peito. O quê pode ser uma grande vantagem principalmente de madrugada, *

- Mamar desentope o nariz do bebê,

- Mamar acalma o bebê. Imagine que seu bebê está chorando de fome ou por qualquer outro motivo e você ainda tem que preparar a mamadeira. Dar o peito demora três segundos,

-Mamar no peito não prende o intestino do bebê como o leite em pó faz. Pelo contrário, é de fácil digestão,

- Não precisa ser rigorosa com horários nem com quantidade uma vez que o bebê alimentado no peito não corre o risco de ser superalimentado. O corpo da mãe e o apetite do bebê se auto-regulam,

- Quando há incômodos como dentes nascendo e resfriado pode-se acalmar o bebê no peito,

- Quando o bebê fica doente e sem apetite pode recusar qualquer alimento, mas dificilmente recusará o peito. Quando estamos gripados, precisamos ingerir mais líquidos, o leite materno terá uma importante função nesse quesito.

2 comentários:

  1. Adorei o seu Blog.
    E até os 6 meses dei somente o Leite materno para minha princesa.
    agora ela vai fazer 10 meses..já come papinhas de frutas e comidinhas salgada toma suco e o leite materno..também do peito passei direto para o copo ela não aceitou a mamadeira.

    Se quiser visitar o meu blog ...fique a vontade será muito bem vinda.

    ResponderExcluir
  2. Primeiro, quero me apresentar, sou Ana da NZ, esposa do Miguel, nos conhecemos por intermedio na Jeanine. Espero que se lembre de mim, nos encontramos 2x se não me engano. Muito legal a ideia do seu blog. No,meu prox filho eu quero conseguir amamentar exclusivamente no peito ate os 6 meses. Na Olivia, minha primogenita, não conseguir, ela nasceu com 2.415kg, saiu da maternindade com 2.190kg e com poucas semanas começou a perder peso, então, por recomentaçao medica tive que complemnetar com formula, e com o passar dos meses por medo continuei "complementando" mas meu sonho é ter um dia um bebe mais "fortinho" que eu possa dar somente o peito sem medo dele passar fome. Parabéns pela coragem de se expor em um blog. E tmb parabens pelos seus 2 filhos. Bem, so queria por uma obs quando vc comenta sobre: "- Os bebês adormecem facilmente mamando, principalmente no peito. O quê pode ser uma grande vantagem principalmente de madrugada". Eu quero dizer que discordo e explico o pq: o que eu aprendi com a técnica da "Encantadoda de bebes(livro)" e apliquei com minha filha, desde os 2 meses (so não apliquei antes pq não conhecia). A técnica diz mais ou menos o seguinte. Aplicar rotina em bebes, a ordem da rotina é: Comer - Brincar (ou ficar acordado para os recem-nascidos que nao brincam propriamente ainda) - dormir. Para que o recem nascido ou o bebe não associe "mamar=dormir"(Isto é, não fiquem dependente do mamar para dormir). Essa tecnica me ajudou muito. Ja que, ate então, eu era uma morta-viva, minha filha dormia nos meus peitos e eu literalmente desmaiava (nesta época, desde que a olivia nasceu, eu adotoei a "amamentaçao por demanda", que não nos ajudou em nada, pelo contrario), tive baby blues por conta da falta de sono. E apos aplicar essa tecninca era outra pessoa, qdo conheci a tecnica a Olivia tinha 2 meses, e foi quando comecei a aplicar com minha filha, depois dos 2 meses ela passou 'milagorasamente' a dormir a noite inteira depois que eu apliquei a tecnica da encantadora de nene. E não aconselho, se é que posso usar essa palavra, já que não tenho nenhuma experiencia, apenas uma filha que hoje tem 16 meses. Mas que desde então passou de acordada etermamente para dormir 12 horas por noite, sem nenhuma mamada. Assim, eu espero criar meu proximo baby tmb, que já está nos projetos do anos que vem. Bem boa sorte par vc. Desculpa de eu discodar de vc. Beijos a toda familia.

    ResponderExcluir