segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Como amamentar um bebê prematuro

Falamos aqui da importância de doar leite e como estre ato pode ajudar a salvar a vida de muitos bebezinhos, especialmente dos prematuros.

A mãe doadora é pra lá de especial pois além de cuidar de um recém nascido ainda dedica seu tempo para extrair leite. Precisa-se de um cuidado ainda mais intenso com a alimentação evitando cafeína, álcool e outros alimentos que podem passar pelo leite e gerar algum incômodo no bebê como cólica.

É verdade que a produção de leite gasta calorias e consequentemente ajuda a mamãe a voltar a seu peso original, mas por outro lado a estimulação constante mantém o suprimento de leite a todo vapor o quê embora muitas mães considerem uma qualidade invejável pode ser bem desconfortável para a lactente pois os seios sempre cheios ficam doloridos, vazam e empedram.

Por isso parabenizo e registro aqui minha admiração por todas que fazem esse gesto de amor.

A Angela passou seis meses sem comer chocolate ou beber café! Dá pra imaginar viver sem essas delícias?!

Na verdade comecei esse post com outro objetivo, mas acabei me perdendo. Queria falar com as mães dos prematuros que em geral não conseguem amamentar e ficam totalmente dependente dos bancos de leite e dos leites em pó (fórmulas).

Uma amiga, mamãe de um bebê que nasceu de 31 semanas me falou que o corpo das mamães de prematuros produz um leite especial para esses bebês. Vou pesquisar sobre isso e falar em outro post.

Embora essas mães produzam pouco leite no início e as vezes só produzem com a ajuda de medicamentos, elas podem amamentar. Em alguns casos a maior dificuldade é o bebê que ainda tão novinho ainda não consegue mamar. Mas para isso existem sondas que podem alimentá-lo pelas narinas ou pela boca e podem até beber no copinho.

Neste caso a mãe pode tirar o leite para dar ao bebê até que ele possa mamar. O problema é que nenhuma bombinha ou medicamento é tão eficaz quanto o próprio bebê especialmente quando se trata de aumentar a produção de leite.

Seguem então algumas dicas para ajudar no suprimento de leite para as mães de bebês não nascidos a termo que ainda não conseguem sugar o seio.

Importante! Nas primeiras tentativas pode não sair leite nenhum ou apenas algumas gotas. Não tem problema, o importante é a estimulação pela sucção e pela massagem.

-Mesmo que o bebê não mame, tire leite dentro das primeiras 6 horas após o parto;

-Tire leite frequentemente, pelo menos a cada 2h/3h durante o dia e 3h/4h durante a noite expressar o leite constantemente é fundamental para o suprimento;

-Durante e após a retirada com a bombinha, expresse um pouco com as mãos;*

-Bombeie por pelo menos 20min cada vez, se cansar, pare, faço um pouco de massagem e volte a bombear leite;

-Não reduza a frequência de tirar leite principalmente nos primeiros 5 dias;

-É normal o volume de leite variar conforme o dia e horário, em geral de manhã a produção é maior no entanto fazer retiradas sempre nos mesmos horários torna a tarefa mais fácil

-Como qualquer outra lactente, beba muito líquido e se alimente bem.

* Uma pesquisa feita pela Stanford escola de medicina e Hospital das crianças Lucile Packard com 67 mães de bebês nascidos 10 semanas mais cedo mostrou que as mulheres que massageavam o seio e tiravam leite com as mãos durante e após a retirada com a bombinha, produziam mais leite do que seus bebês precisavam. As mulheres que começaram a utilizar as mãos não só para massagear, mas para retirar leite nos primeiros três dias produziram ainda mais leite.

Veja o vídeo no site abaixo mostrando como fazer a massagem no seio e como bombear leite com as mãos. A massagem facilita a saída do leite, as entrevistadas comentam que apalpando os seios consegue sentir áreas mais duras, mais firmes e após massageá-las comprimem suavemente a aoréola liberando o leite.
Massagem no seio

Saiba mais como extrair o leite com as mãos


about.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário