terça-feira, 13 de outubro de 2009

Ductos Bloqueados

Após quase 7 meses, tive realmente um problema de amamentação.

Na quinta-feira passada meu seio direito ficou com um pedaço cheio de leite que não esvaziava nem com as mamadas nem com bombinha. Eu fiz compressa de água quente e nada! Entrei na banheira e fiquei massageando.... nada!

Ao tomar banho percebi um ponto branco no mamilo como se fosse uma mini-bolha e achei que pudesse ter alguma relação com o que estava acontecendo.

Liguei para meu médico, mas ele estava em uma cirurgia... como eu já estava morrendo de dor, sem dormir a noite, fui para o Dr. Google pesquisar. Descobri que estava com Ductos Lactíferos Bloqueados, ou seja, um dos canaizinhos que leva o leite até o mamilo estava intupido por algum motivo. Quando aparece um ponto branco, significa que o ducto ficou entupido pelo crescimento dessa pele.

A ideia é fazer um furinho com uma agulha esterelizada para que o leite possa vazar. Eu tirei a pele com uma pinça esterelizada e deu certo também.

Para evitar, procure esvaziar sempre o seio que o bebê mamar, deixar a região sempre limpa, usar pouco sabonete para não ressecar a área, não usar sutiã muito apertado, não usar cremes nos mamilos, beber no mínimo 6 copos de água por dia e a toda mamada verificar se a pega está correta. Eu acho que esse foi meu problema. Aos 7 meses, eu já não estava mais preocupada se estava barriga com barriga e ainda por cima ele entrou em uma fase de inquietação para mamar e mamava de qualquer jeito.

Os médicos recomendam continuar com a amamentação e evitar longos intervalos entre as mamadas. Pode até usar bombinha para esvaziar as mamas e amenizar os sintomas. Para aliviar e fazer o leite "descer melhor" pode fazer compressas quentes nos seios, banhos quentes e uma massagem.

De qualquer forma, é sempre bom falar com seu médico antes de qualquer atitude. Eu dei sorte, mas não recomendo a ninguém fazer o que fiz sem experiência e sem avaliação médica. O mais importante é saber como evitar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário